top of page

Para a população geral, a evidência disponível sugere que, na maioria dos países, o uso de catinonas sintéticas continua a ser baixo. De facto, o número limitado de países que incluíam catinonas sintéticas em inquéritos populacionais recentes indica uma taxa de prevalência de uso no último ano de 1 % ou menos (Addiction 2014).

GRUPOS DE RISCO

 

No entanto, existem outros grupos de risco em que os níveis de prevalência são mais elevados onde se incluem clubbers ou anteriores usuários de drogas de alto risco. Por exemplo, estudos específicos da utilização de mefedrona entre grupos de jovens clubbers europeus referem níveis de prevalência no último ano de entre 1% e 14%. Estes anteriores utilizadores foram responsáveis pelo recente fenómeno de administração destas drogas, sendo estas recentemente injetadas em vez de apenas se inalar o pó ou o ingerir, como se fazia anteriormente (Addiction 2014).  

É interessante notar que a escolha das catinonas sintéticas foi mudando ao longo do tempo de uma forma que parece estar diretamente relacionada com a sua disponibilidade legal (figura 1). Assim sendo, quando um catinona é controlada legislativamente, é rapidamente substituída por outra não controlada (Addiction 2014)

 

 

Figura 1: Variação das drogas de abuso injetáveis entre 2007 e 2013. Retirado de Addiction (2014)

GRUPO DE RISCO: Catinonas injetáveis entre homens que fazem sexo com homens (HSH)

 

Há uma crescente preocupação com o surgimento de uma nova tendência entre homens homossexuais que envolve a injeção de drogas ilícitas, incluindo catinonas sintéticas, uma prática denominada slamming. Nesta prática, catinonas sintéticas, como a mefedrona, são tipicamente utilizadas em paralelo ou em combinação com outras drogas, como a metanfetamina, cocaína e sildenafil, com o objetivo de aprimorar as experiências sexuais, uma vez que estão relacionados com uma experiência mais intensa e duradoura. De facto, estes eventos podem durar cerca de oito horas até três dias sendo que são frequentes práticas sexuais de risco, tais como não usar o preservativo e compartilhar múltiplos parceiros. Consequentemente, esta forma de uso está associado a um risco muito elevado de propagação de doenças transmissíveis pelo sangue e sexualmente transmissíveis (Addiction 2014).

 

BIBLIOGRAFIA

 

Addiction EMCfDaD (2014) Perpectives on Drugs Injection of synthetic cathinones. In. Accessed 23 de Maio 2015

bottom of page