top of page

RESUMO

A catinona, um alcalóide presente nas folhas frescas de Catha edulis ou Khat, é o principal contribuinte para o efeito estimulante produzido pelo ato de mascar as folhas desta planta. Os derivados sintéticos da catinona têm emergido e ganho popularidade como novas legal highs, uma vez que são de mais fácil acesso (smarthshops e internet) e está disponível uma grande variedade de compostos que permitem escapar aos controlos legais de cada país, o que facilita o seu consumo. Como tal, torna-se importante ter conhecimento sobre os riscos, formas de exposição e efeitos tóxicos associados a este tipo de compostos.

Para além disso, perceber o porquê do uso e abuso destas drogas, muito em parte pelo seu mecanismo de ação, os grupos de risco associados, bem como a legislação existente em Portugal para este tipo de compostos, constituem alguns dos pontos importantes e desenvolvidos ao longo deste website.

 

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2014/2015 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião (remiao@ff.up.pt)  do Laboratório de Toxicologia da FFUP (www.ff.up.pt/toxicologia/).

bottom of page